Geramos atitude verde e poupanças para o seu bolso

Energia 100% verde

Reduza as suas emissões de CO2 e cuide do ambiente

Atenção personalizada

Através no nosso contacto telefónico gratuito, app e website

Poupança

Escolha a tarifa que melhor se adapta às suas necessidades

Somos digitais

A gestão da sua energia na palma da sua mão

Conselhos de poupança

Verifique o seu contrato e a sua instalação

Contrate a potência adequada

Reduzir a potência ao mínimo necessário durante o dia e contratar uma segunda potência, mais elevada para a noite, concentrando a utilização de aparelhos elétricos que requerem mais potência.

Deixar os principais consumos para a noite ou fins de semana

Lembre-se que o período mais barato é das 12h às 8h, fins de semana e feriados públicos. O período intermédio é das 8h às 10h, das 14h às 18h e das 10h às 12h e o período mais caro é das 10h às 14h e das 18h às 22h. Reserve os grandes consumos de energia para o período mais barato para conseguir poupar na sua fatura.

Verificar a instalação elétrica

Não lhe damos muita atenção, mas é importante manter o sistema elétrico doméstico em bom estado (interruptores, tomadas, ligações…), pois pode poupar-nos alguns euros por ano.

Pequenos gestos para poupar na sua fatura

A importância da utilização de lâmpadas LED

Cerca de 25% da energia consumida numa casa é utilizada para iluminação e a utilização deste tipo de lâmpada pode ser muito benéfica, especialmente em tempos de pouca luz natural a partir das 18h e coincidindo com o período de pico. Entre as suas vantagens estão o facto de durarem aproximadamente 70.000 horas, o que significa que duram muito mais e alcançam 100% do seu desempenho a partir do momento em que os ligamos. Além disso, os LEDs não contêm quaisquer elementos tóxicos.

Utilizar tomadas ligadas à WIFI

Estes tipos de tomadas tornam mais fácil para si controlar o consumo de eletricidade em sua casa ligando ou desligando todos os seus dispositivos como e quando quiser. Além disso, a grande maioria fornece dados em tempo real sobre a quantidade de energia consumida pelos seus aparelhos, pelo que é fácil saber quanto é que um determinado aparelho ou sala está a consumir.

Desligar os aparelhos

Se desligar a televisão com o comando, esta pode continuar a consumir, pelo que é importante desligar completamente os dispositivos eletrónicos quando terminar de os utilizar, a fim de poupar na sua fatura. As tomadas WIFI facilitarão esta tarefa e evitará tê-los em modo de standby, evitando assim o consumo fantasma.

Poupança na cozinha

Os períodos de pico coincidem frequentemente com o tempo que normalmente passamos na cozinha. A Plenitude faz as seguintes recomendações:

Cuidado com o frigorífico

O frigorífico é o aparelho que mais consome, mas muitas vezes concentramo-nos no seu consumo quando a porta está fechada e esquecemo-nos que ele consome mais quando a porta está aberta. Abrir e fechar rapidamente para evitar o consumo elevado durante os períodos de pico. E lembre-se que se estiver meio cheio, consome mais do que se estiver completamente cheio, pois os alimentos arrefecidos mantêm a temperatura baixa.

Escolher bem os eletrodomésticos

Eletrodomésticos como a máquina de lavar roupa, a máquina de secar roupa ou a máquina de lavar louça podem ser reservados para o período mais barato, mas ainda é importante escolher aqueles com a maior eficiência energética (A, A+, A++), que consomem em média 55% menos energia. Podem ser mais caros, mas a longo prazo notá-lo-á na sua fatura.

Utilização de fogões programáveis

Lembre-se que o período mais barato é das 12h às 8h. Os fogões programáveis podem ajudar-nos a utilizar este período para cozinhar os nossos pratos favoritos e evitar cozinhá-los quando a energia é mais cara. O seu preço é um pouco mais elevado do que os fogões tradicionais, mas com eles pode programar a ligação, o tempo de cozedura e a temperatura a que quer que a comida na sua receita cozinhe.  Desta forma, pode deixar os ingredientes para o fogão trabalhar entre 24h e 8h e ter os pratos prontos quando se levantar.

Poupar no sistema de climatização

Poupe com ar condicionado

Moderar a temperatura do ar condicionado, especialmente durante períodos planos e de pico. Lembre-se que cada grau abaixo de 25º significa aproximadamente 8% mais energia.

Poupe com o aquecimento

Moderar a temperatura de aquecimento, especialmente durante períodos planos e de pico. Lembre-se que para cada grau acima de 20ºC, o aquecimento consome entre 5% e 7% mais energia.

Termóstatos inteligentes

Se vive em áreas muito frias ou passa muito tempo fora, pode ser rentável instalar um termóstato inteligente. Estes são dispositivos que podem ser programados para ligar em determinados momentos, permitindo controlar os períodos, e uma tabela de temperatura pode ser programada. Podem mesmo utilizar a geolocalização para saber quando a casa está vazia, e desligar-se automaticamente. E pode geri-la a partir do trabalho, através de uma aplicação.

Cuidado com a máquina de lavar e o ferro

Não lavar após as refeições

Os preços mais caros da eletricidade são no pós jantar e nas horas de jantar. Não coloque a máquina de lavar roupa depois das refeições. Espere por um momento mais favorável: de manhã cedo, de manhã cedo ou ao fim-de-semana.

Reserve o ferro para o fim-de-semana

É um trabalho tedioso, mas tente poupar a passagem a ferro para os fins-de-semana, quando a eletricidade será mais barata. Além disso, em vez de engomar alguns artigos de uma só vez, recomendamos que engome o maior número possível de artigos de uma só vez, caso contrário multiplicará o seu consumo de eletricidade. Comece com as roupas que requerem menos calor, e deixe as roupas que mais precisam para o fim.